Itabuna dá posse a mais de 100 conselheiros escolares

Prefeito comandou solenidade
Ascom/Gabriel de Oliveira

O trabalho para melhorar a qualidade de ensino na rede pública de ensino de Itabuna deve ser uma preocupação permanente da administração municipal, educadores e pais de estudantes. A declaração do prefeito Claudevane Leite foi compartilhada pela secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento e os novos integrantes dos Conselhos Municipais de Educação, que compareceram à solenidade de posse dos conselheiros na noite de segunda-feira, 19, na quadra do Instituto Teosópolis, no Conceição.

Vane afirmou que o Conselho Escolar é muito importante por ser um instrumento de apoio à gestão, já que conta com a participação efetiva de alunos, pais, funcionários das escolas e professores, escolhidos através de eleição direta. “Os conselheiros exercem  papel fundamental não apenas de fiscalizar as ações nas escolas, mas também de sugerir e indicar caminhos para melhorar a qualidade da educação”, destacou.

De acordo com Vane, a participação ativa da sociedade ajudará na elaboração e implantação de projetos para melhorar a qualidade do ensino público do município. “A presença dos pais nas escolas”, reforça o prefeito, “é uma forma de garantir a transparência na gestão da educação pública de Itabuna. Os conselheiros indicam quais as principais necessidades da escola, o que deve ser prioridade nesse período. A administração compartilhada tem gerado resultados significativos na educação”, afirma.

A secretária de Educação, Dinalva Melo do Nascimento, acentua que o Conselho Escolar representa a forma de se ter uma gestão democrática. “Os pais, funcionários administrativos e professores garantem que os nossos processos sejam dialogados. Temos buscado trabalhar em parceria com os Conselhos Escores porque a melhoria da qualidade educação é um compromisso de todos”, disse.

AprovadoPara Jessica Conceição Rosário, titular do Conselho Escolar e mãe de um aluno da creche Elzo Pinho de Magalhães, na Rua da Bananeira, participar é a oportunidade de os pais acompanharem as ações realizadas pela escola. “Temos que aproveitar para contribuir com a melhoria da escola, porque antigamente não tínhamos essa oportunidade de participar da vida escolar das nossas crianças”.

Para Adilson Marques Pólvora ser integrante do Conselho Escolar é a chance de participar, mesmo que indiretamente, da administração da escola. “A entidade é a chance que temos de ajudar a construir com uma escola pública de mais qualidade. Sempre acreditei na rede pública, por isso meus filhos estudam nela. Os pais precisam ter esse compromisso, não deixando a responsabilidade somente para a escola”.

Já a diretora da Escola Caic Jorge Amado, no Jardim Primavera, professora Lúcia Mota, diz que o Conselho Escolar  é o início de um processo de participação popular na educação pública, que precisa de um envolvimento ainda maior dos pais.  “Os conselheiros podem dar uma grande contribuição na gestão financeira, administrativa e pedagógica das escolas”, assinala. 

Cada unidade escolar elegeu dois representantes por segmento – pais, alunos, professores e funcionários. O primeiro mais votado ficou como conselheiro titular e o segundo como suplente. Foram escolhidos representantes para 110 escolas das zonas urbana e rural. A solenidade contou com a presença do secretário de Planejamento e Tecnologia, vice-prefeito Wenceslau Junior, vereadores e convidados.